Pesquisar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

44 - "Resistência" no Aljube. Cordoaria, Porto

No edifício do antigo Aljube e Tribunal da Relação, a dois passos dos Clérigos, actual sede do Centro Português de Fotografia, podemos ver uma exposição sobre o tema “RESISTÊNCIA. Da alternativa Republicana à luta contra a Ditadura (1891-1974)” , inserida nas comemorações do Centenário da República. Dispersa por várias Celas, Átrios, Salas, Tribunal, esta exposição merece ser visitada.

São retratos de momentos da nossa vida e da de muitos portugueses cuja resistência e luta foi decisiva e responsável pela nossa liberdade

Este é um local simbólico, idêntico a tantos outros espalhados pelo País, onde idealistas sofreram penas, vexames, torturas e até a perda da vida.

Era eu um jovem de menos 13 anos quando Humberto Delgado chegou ao Porto e poucos mais anos tinha quando D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, foi exilado.

Álvaro Cunhal, que muitos seguiram mas poucos entenderam a maioria das suas palavras.

Henrique Galvão. Um homem do regime contra o regime.



As lutas das Colónias

Na Sala do Tribunal, uma turma interessada

É bom saber quanto custou a Liberdade

Salazar numa cela das Mulheres




Palavras da Organização: Nesta exposição, procuramos retratar rostos, gestos, momentos da vida desses portugueses cuja resistência e luta é, de forma decisiva, responsável pela nossa liberdade. Os ideais em nome dos quais estes homens e estas mulheres lutaram foram muito diversos e, muitas vezes, contraditórios. Mas é importante fazer perdurar a memória de quem lutou pela instauração de uma República emancipadora, de quem lutou pela sua preservação contra as ameaças de regresso ao passado, de quem resistiu contra a imposição da longa ditadura Salazarista que se lhe seguiu, e de quem, por último, conseguiu reunir em 25 de Abril de 1974 as condições para a derrubar de uma forma tão irresistivelmente não violenta.