Pesquisar

terça-feira, 2 de novembro de 2010

52 - A Fábrica dos Chumbinhos

Há muito tempo que um edifício no centro histórico me intrigava pela sua altura em relação aos vizinhos. Visível de vários pontos das cidades do Porto e Gaia ainda mais se destaca devido à publicidade ao "Homem da Capa Preta" - Vinhos do Porto Sandeman. Ninguém ma paga mas é uma referência para o edifício se quiserem reparar nele. E mai'nada.Numa conversa sobre outros temas com o meu amigo Mário Lemos, vendo umas fotografias, apontei-lhe o edifício. Diz ele, é a Fábrica dos Chumbinhos.
Tratei de pesquisar na net o que era a tal fábrica. E a descoberta começa por saber que é um dos raros exemplares de shot tower em Portugal. (http://museudaindustriacd.blogspot.com) Porque não sou dado a línguas - nem às de vitela estufada acompanhada com ervilhas e puré de batata - fui ao tradutor da Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Shot_tower) saber o que era o tal de shot tower. À letra descobri que é Torre de Tiro. Um aparte, e que tem a ver com o texto seguinte do Museu: que é única em Portugal. Como o título está escrito, parece que haverá mais raridades destas em Portugal. Ou temos confusão ou este exemplar raro é no mundo. Mas para o caso não interessa nada, pois só me interessa agora o edifício.
Fiquei a saber que a Torre de Tiro - deixemos as línguas - é uma torre projectada para a produção de bolas de tiro por queda livre de chumbo derretido, que depois é travado numa bacia de água. Utilizado como projécteis de armas de fogo.
O processo foi inventado pelo sr. Willian Watts e patenteado no século XVIII. E parece que o processo era coisa complicada.
Esta fábrica foi instalada cerca de 1880 por José Pereira Cardoso na Rua de S. Francisco, em pleno Centro Histórico. Tem cerca de 45 metros de altura e lá de cima caía o chumbo.
Nos finais da década de 60 do século passado terminou a produção, mas continuam em exposição, pelo menos periodicamente, os fornos e apetrechos de fabrico.
E assim matei a minha curiosidade