Pesquisar

domingo, 6 de março de 2011

64 - Descompressão de sábado

Ontem fui arejar a cabeça para os mares a Sul da Cidade e no regresso resolvi dar uma voltinha pela baixa.Saí em S. Bento que não via há muito tempo de luzes acesas e então nada como guardar uma recordação. Os azulejos da hall, como sabem ou se não sabem ficam a saber, originalmente, lá nos princípios do século 20, foram mal colocados. Isto é, o produto da aplicação não foi o apropriado. Então periodicamente, artistas restauram os painéis. Os do lado Norte - o do Egas - já está. Seguem-se outros, que já estão protegidos.
Estar na baixa e não ir cumprimentar o Feio é uma desfeita. Felizmente que ele estava rodeado de gentis senhoras.
Li algo sobre o Carnaval na baixa do Porto. Então deparei com carroceis, stands de farturas, algodão doce, como numa feira. Na Praça e na Avenida.
Julgo que é tudo dirigido às crianças. Mas na realidade poucas pessoas e muito menos crianças se viam por ali.
É costume olhar para o D. Pedro, mesmo sem estar iluminado. Reparar nos Brasões que estão nos topos e pensar porque tiraram o Dragão do da Cidade. Que eu saiba, o FêCêPê não o roubou.
Olhando o das Armas de D. Pedro IV reparei que cortaram a cabeça à Águia. Isto aconteceu bem há pouco tempo, pois há cerca de 3 meses fotografei o Brasão para uma postagem de Novembro.
Vândalos, precisavam que lhes fizessem o mesmo à sua.