Pesquisar

quinta-feira, 17 de março de 2011

66 - Alves Barbosa, Ribeiro da Silva e o Ciclismo

Para entender um pouco melhor esta postagem, será preciso recuar à minha 63 - O Estádio do Lima e ao parágrafo referente ao ciclismo.
Pois o meu amigo Vasco da Gama, que não capina sentado, resolveu ofertar-me com as fotos e o texto que reproduzo, com a devida vénia e autorização.

Estive com o Alves Barbosa em casa dele, está a viver em Montemor-O-Velho, onde lhe deixei as tuas duas últimas reportagens, bem como o mail em que me falas dele. Senti que gostou do que leu e conversámos quase toda a tarde sobre muitos e variados assuntos.Vou anexar-te umas fotos que lhe tirei, bem como a da bicicleta com que correu a volta à França onde fez o 10º lugar e um artigo respeitante à famigerada volta .
(Nota minha: Volta a Portugal de 1955)
A última etapa dessa volta partiu de Viseu com términus no Porto e tudo decorria normalmente quando o Sousa Santos, que ia a mais de dois minutos do Tó, lhe pediu para que o deixasse ganhar um prémio patrocinado pela Oliva e cuja meta estava instalada em S. João da Madeira. Julga o Tó que o Sousa Santos era dali perto de uma terra chamada S. João de Vêr. Obtida a "autorização", o Sousa Santos escapuliu-se por ali fora passou a meta volante como uma flecha e o seu entusiasmo levou-o a que não parasse mais. A perseguição iniciou-se de imediato tendo o Tó vindo para a frente a puxar pelo pelotão, quando começaram a surgir os insultos e arremessos de coisas várias, cuspidelas etc. Ameaçou desistir e como nada fizessem, veio para a berma com o braço levantado, sinal de que queria falar com o director da corrida. Este sinal foi-lhe fatal, pois agarraram-lhe o braço, atiraram-no ao chão e a pancadaria generalizou-se. Roubaram-lhe a roda da frente da bicicleta que nunca mais apareceu e teve de ser substituída. Foi escoltado pela polícia para terminar a etapa que foi ganha pelo Pedro Polainas. Penso que se o Barbosa envergasse a camisola do Porto, do Benfica ou do Sporting e não a do Sangalhos, a etapa teria sido anulada, mas tal como hoje e em todos os aspectos da vida, os grandes são sempre os mais beneficiados. O Ribeiro da Silva tinha efectivamente assinado pelo Benfica e o Tó assinou ou ia assinar pelo Sporting para que a rivalidade entre os dois grandes de Lisboa atingisse o interesse dos duelos entre o Trindade e o Nicolau. Logo após a morte do Ribeiro da Silva, o Sporting roeu a corda e deu o dito pelo não dito. Vou ver se consigo enviar as fotografias ( sete ) e peço-te especial atenção para o ar contristado do Ribeiro da Silva que me parece de uma sinceridade absoluta, tentando consolar o "vencido".

Um grande abraço e até um dia destes,
Vasco da Gama






O Sr. Alves Barbosa
Vasco da Gama e Alves Barbosa
Camarigo Vasco, agradeço-te esta espontânea colaboração e daqui te peço que transmitas ao Sr. Alves Barbosa igualmente o meu agradecimento por enriquecer este despretensioso álbum de memórias com as fotos e as palavras que dele registaste.
Do Ribeiro da Silva, fica-nos a memória como exemplo de desportista, aquele abraço ao Tó registado para sempre naquele jornal.