Pesquisar

segunda-feira, 6 de junho de 2011

77 - Parque das Camélias e o Vasco da Gama

Quem se lembra do Parque das Camélias ? Por muito que pesquise, não encontro referências sobre este espaço, com o seu ringue onde se praticava o andebol e o basquetebol, digamos que era a casa do Vasco da Gama. E de vez enquanto armava-se outro ringue para a Luta-Livre Americana, onde o espanhol Saludes era o mau da fita. O campeão era sempre o mesmo, o nosso José Luís. Mas havia também o Mascarilha, não me lembro já se era este o seu nome "artístico".

Lembro-me especialmente de uma quarta-feira à noite em que não me deixaram entrar. Ainda não tinha idade para poder assistir a espectáculos nocturnos. Recordo a cara de desilusão do meu pai, pois queria mostrar-me como era a nóvel modalidade de andebol de sete. Onde o nosso Salgueiros foi campeão nacional no primeiro ano.
Mas claro que o Parque das Camélias era bem mais antigo do que as minhas lembranças. E depois veio também o Cinema. Das coboiadas e de espadachim. Hoje é terminal de Camionagem.

A entrada fazia-se pela Rua Alexandre Herculano, que hoje ainda se mantém, através de um túnel com uma vintena de metros.

Encontramos o emblema do Vasco pintado a meio do caminho, que vai dar ao parque de estacionamento e à actual "Oficina de Basquetebol"

À direita de quem sai do túnel ficam os balneários e a secretaria.


Ao fundo, um mural muito bem desenhado e pintado.


Nasceu por estes lados o Sporting Clube Vasco da Gama em 1929, impulsionado por Alves Teixeira, que foi um dos grandes jornalistas portugueses.

Hoje em dia, especialmente dedicado às camadas jovens, o Vasco soma bastantes títulos nacionais


A sua sede fica mesmo em frente, não sei se desde a fundação do Clube. De vez enquando vou até lá tomar a minha cervejinha da ordem, recordando os tempos das passeatas com o amigo Álvaro e o primo Rogério, Vascaíno de todos os costados, e que com frequência parávamos lá para um petisco.

Uma placa a meio caminho das escadas, recorda a quem sobe o grande Alves Teixeira.


Na sede está exposta uma galeria de retratos recordando muitas gerações de atletas. Um deles ainda o vejo durante as minhas andanças. E é um prazer cumprimentar e ouvir um pouco o mítico Arlindo, com os seus quási 80 anos. Ainda rijo, bebendo o seu copinho. A foto recorda os campeões nacionais da época 40/41. Ao centro Alves Teixeira.

No velho Parque das Camélias.




Anos 60/70 defrontando o CDUP


E aqui o Futebol Clube do Porto

Faço um apelo os amigos e leitores que se lembrem deste Parque e do Vasco, que contribuam com as suas histórias. Especialmente aos camaradas Pimentel e Quintino.