Pesquisar

quinta-feira, 21 de julho de 2011

86 - Viver a vida

Ontem andei aí pelas comesainas. Já há uns tempos que não aparecia na Tabanca de Matosinhos e resolvi ir matas saudades dos velhos companheiros.
Conversa animada ou desanimada com o Zé Manel, ou os problemas de quem é vinhateiro no Douro. Carvalho e Cancela ouvem atentos. Porque à mesa discutem-se coisas importantes.
Como manda a tradição da Tabanca, quem faz anos paga o bolo e o champanhe. Foi a vez do amigo Álvaro Basto, e como é da praxe, cantaram-se os parabéns a você. Á quem interessar, ver os vídeos em  http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/
No regresso passei por S. Bento para registar algumas imagens após o restauro que foram feitos nos azulejos. Estão lindos.
Tinha sido alertado pelo Quintino Monteiro sobre uma notícia no jornal JN, na qual se dizia que a Praceta do Hotel Intercontinental era inaugurada na passada Terça-feira. Achei estranho porque no último sábado passei por lá e estava tudo entaipado e as obras não tinham o aspecto que iriam finalizar tão cedo.   
Na realidade a praceta ainda está fechada. Por acaso encontrei a Sra. Pilar Monzon, directora-geral do Hotel, a quem referi a notícia. Também ela foi apanhada de surpresa, pois as obras ainda continuam e vão demorar mais algum tempo. Não sabe mesmo quem informou o jornal deste disparate. E pelos vistos o JN não se deu ao trabalho de confirmar. Coisas de jornalistas. Nem mesmo mentira para os pacóvios como se fora dia 1 de Abril.
A bonita entrada. 
Como tínhamos combinado encontro no Hotel para visitar o novo Café Astória - Os 3 Jorges - aproveitamos para dar uma boa olhada sobre o requinte da decoração. 
O tecto é fascinante. Como informei numa publicação quando tive o prazer de uma visita guiada pela Senhora D. Pilar, todo ele é em estuque e foi trabalhado de forma artesã no local. Trabalho fantástico. De artistas portugueses.
Para a história, as fotos dos 3 Jorges

Como já eram horas do lanche, uma saltada até ao Serrano. A foto é dos finalmentes, porque os "entratantos" (como diz Jorge Jesus, que não é electricista) estão abaixo.
Coisas simples, lombo assado partido fininho e filetes de polvo. Acompanhados por verde branco da Lixa.O Tal... Uma delícia. Claro que os outros Jorges ficaram clientes da casa. E mai'nada, "prontos".