Pesquisar

sexta-feira, 29 de julho de 2011

87 - O Buraco de Bala de Canhão

Num dos passeios culturais do meu-nosso Bando http://bando-do-cafe-progresso.blogspot.com/ falou-se no buraco de uma bala de canhão na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que em tempos o Teixeira enf. da Tabanca de Matosinhos http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/ me havia dito existir.
Acontece que nos fartamos de olhar e não descobrimos o buraco. Comentou-se a coisa no blogue do Bando. Isto já vai há uns meses. Mas o Teixeira Enf. teve o cuidado de ir fotografar o buraco para nos confirmar que a coisa existia.
Aqui estão as três fotos que o Teixeira enf. fez o favor de me enviar. Prometi-lhe há dias que iria publicar a história. Vai já a seguir.
Mas antes fui procurar no meu arquivo se existia alguma foto que tivesse feito onde o buraco aparecesse. E encontrei mesmo. É aquele pontinho ao lado esquerdo e acima da porta. Data da foto 18 de Maio de 2008. Picuísses. 
E porque existe o buraco da bala de canhão ? Porque este local foi alvejado por artilharia. Duas versões: uma, terá sido pela artilharia francesa aquando das invasões. Outra, foram as tropas miguelistas aquando das lutas liberais e do Cerco do Porto.
Acredito muito mais nesta versão porque existia uma bateria miguelista no chamado Castelo de Gaia, em frente a Miragaia. E aqui, na Vitória, estava também uma bateria mas dos constituicionalistas (ou deveria escrever constitucionalistas ?)
Agora se é história ou lenda, não faço ideia. Mas que a Igreja sofreu danos consideráveis durante as Lutas não há dúvidas. 
E aqui termina uma história que tem mais de 3 anos. 
Um abraço ao Teixeira enf. e ao Bando.