Pesquisar

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

93 - Os Titans do Porto de Leixões

Recebi do meu querido amigo Carlos Vinhal a informação de que o velho Tintan do Molho Sul do Porto de Leixões vai ser removido. 
Mas o que é o Titan ?, perguntarão a maior parte dos meus amigos. Pois aqui vai a história do "bicho" . Melhor dos "bichos" pois são dois os Titans.
Aquando do início da construção do Porto de Leixões por volta de 1880, colocou-se a questão como a pedra, pesadíssimos blocos de granito, deveria ser colocada entrando pelo mar dentro.Então foram encomendados a uma empresa francesa dois gigantescos e poderosos guindastes movidos a vapor que se deslocavam sobre carris. Foram baptizados por titãs pelo seu aspecto colossal.
Eram colossos que levantavam 50 toneladas. O do molhe Norte chegou a cair ao mar, entre os dias 22 e 23 de Dezembro de 1892 derivado a um forte temporal, tendo sido recuperado três anos mais tarde. Para além de terem sido utilizados para obras de recuperação, também exerceram funções de cargas e descargas, principalmente o do Molhe Sul, até aos anos 60 do século passado.
Foto obtida a partir do Molho Norte da Barra do Douro. Nas extremidades, os Titãs 
São os únicos exemplares que ainda restam no mundo na sua categoria de força/potência. Independentemente da sua importância e significado para Leixões e para toda a região, os titãs têm hoje uma importância acrescida pelo seu valor como testemunhas privilegiadas da era industrial e da arquitectura/maquinaria do ferro.
A Foto antiga é de Emílio Biel, o texto respigado do original de Joel Cleto, publicado no site do Porto de Leixões em https://www.apdl.pt/gca/index.php?id=195