Pesquisar

quarta-feira, 16 de maio de 2012

128 - Gabinete de Numismática

É um dos Núcleos Muselógicos do Museu da Cidade do Porto. Este, em si, não existe. Foi uma ideia de Manuela Melo, vereadora da Câmara do Porto, que nunca foi avante. Por falta de verbas ou por outras coisitas. Ficamos assim com vários Núcleos Museológicos.
Instalado no Palacete dos Viscondes de Balsemão, em Carlos Alberto, desde 2009, vindo da Casa Tait onde esteve desde Dezembro de 1988.
É uma colecção iniciada em 1850, depois de  adquirida a colecção particular de João Allen (1781-1848).  Esteve no chamado Museu Municipal do Porto, (inaugurado em 1852) na Rua da Restauração, na casa de Allen, comprada pela Câmara bem como o espólio do coleccionador.
Transferido para o depósito da Biblioteca Municipal do Porto em 1905 permaneceu aí até 1937, seguindo depois para o Museu Nacional Soares dos Reis por decreto do governo desse ano, sendo o Museu inaugurado em 1942. Retornou à posse da Câmara em 1988.
Conta actualmente com uma das maiores colecções de numismática de Portugal, representando um papel fundamental no estudo da numária grega, romana, hispânica, árabe e portuguesa.
Estão representadas moedas das várias emissões efectuadas ao longo dos séculos não só para os territórios africanos, como também para o Brasil, Timor, Açores e Madeira.
Conhecemos também a história das várias Casas da Moeda do País.
As colecções integram moedas, medalhas, condecorações, apólices, cédulas, notas bancárias, cunhos de medalhas e chapas de impressão de notas bancárias.  
A figura de um cunhador de moedas está também representada.

Sem comentários:

Enviar um comentário