Pesquisar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Caminhos da cozinha

De vez enquanto gosto da vida ao fogão. E vou tentando umas experiências que não serão tanto novidade como isso. Mas que gosto de partilhar.
 Neste caso e porque tinha convidados atrevi-me a preparar uns Bifes de Peru recheados. Nada de especial.
Lamento, mas esqueci de fotografar o início. Portanto, aqui já estão eles enroladinhos. Com uma decoração que não fazia parte da receita, mas é só para ajudar ao visual fotográfico.
Ingredientes: Bifes de peru, bem abertos e finos. Presunto em tiras muito finas, sobre o comprido e larguinhas. Queijo de preferência do Pico ou S. Jorge, para quem gostar do sabor agressivo e rústico. Mas pode utilizar outro qualquer, para cortar em pedaços pequenos mas não ralado (estou a dar a minha receita, não é verdade ?) Salsichas grandes tipo Frankfurt. Alho francês cortado em lâminas fininhas. Duas para cada bife.
Mistela para cozinhar: Azeite, alhos inteiros, cebola cortada aos cubos grandes, noz moscada, ervas aromáticas secas (Das que gostar: tomilho, coentros, oregãos etc. ou de todas) salsa inteira e fresca, vinho branco, cerveja, vinho do Porto, caldo de carne, água e, claro, azeite.
Coloque os bifes abertos numa marinada -com algum tempo de antecedência em relação à hora do "trabalho"- com alho, pimenta, sal (pouco, lembre-se do presunto que se for do nosso tem aquele toque apurado a salmoura) e borrife com umas gotas de vinho branco.
Na hora de preparar, espalme bem os bifes sem os romper, dê-lhes umas pancadas leves com a lâmina da faca de cortar carne - pesada - e coloque as tiras de presunto, uma lamina do alho francês, uma salsicha e cubinhos do queijo. Nova lâmina do alho francês e enrole os bifes. Ate com fio de cozinha (aqui chamamos do norte e serve -ou servia- para atar tudo. Nas pontas se necessário, espete um palito.
 
Aquecer o azeite (quantidade suficiente um pouco acima do fundo do tacho), alourar pouco os bifes de todos os lados e adicionar a marinada deixando alourar mais um pouco.
Entretanto numa tigela grande diluir o caldo de carne num pouco de água se forem cubos do tipo Knorr (o ideal mesmo seria verdadeiro caldo de carne e nesse caso já não era precisa a água) juntar o vinho, a cerveja a raspa da noz moscada e as ervas aromáticas.  
Meter todo este preparado no tacho, rapar o fundo do dito, deixar evaporar um pouco e tapá-lo deixando apurar. Vá voltando os bifes, regando com o môlho. Se necessário adicionar mais um pouco de água e mais vinho. Conforme o paladar de cada um, prove o môlho, corte um pouquinho de carne e meta mais sal e/ou pimenta. Juntar nessa altura a salsa e um cálice bem medido do Vinho do Porto. Fora do lume, não esquecer este pormenor. Deixar e vaporar um pouco e é só servir.
Acompanhe com o que quiser: Salada, batata frita, alouradas, etc. ou arroz. Eu preferi arroz branco seco com um fio de azeite (as manchas amarelas na foto é isse mesmo, azeite), rodelas de morcela e salsa. Temperado só com um pouquinho de sal.
Et voilá. Tinto ou branco a acompanhar e pão (sêmea, neste caso) que o meu padeiro faz muito bem.
Bom apetite e mai'nada.