Pesquisar

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

230 - Os fumados

Um pequenino alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) pôs Portugal em estado de sítio, muito mais do que as graves Palavras Cavaquistas.

As notícias saem disparadas hora a hora pelas bocas dos pivôs nos telejornais, os jornais editam-nas com grandes parangonas sob títulos explosivos.
Afinal tudo se resumo ao que "diz" a OMS sobre o consumo especialmente de bacon, salsichas e fiambre, alimentos processados que aumentam o risco de cancro e fortemente associado a doenças cardíacas.

O estudo desta calamidade, bem pior do que a guerra e a emigração de refugiados, a fome em África e não só, foi feita a cerca de 450.000 europeus. A notícia não refere a nacionalidade onde foram feitas as pesquisas, mas apenas em 10 países. Sabendo-se que nós, os europeus, somos à volta de 730 milhões, distribuídos pelo território de cerca de 50 países, logo o azar haveria de cair em cima de 20%. O pior é não sabermos quais, mas os nórdicos, os alemães, os ingleses, os franceses e os espanhóis são os maiores consumidores de alimentos processados. 
Os resultados não se apresentam em números, tipo de câncer ou outras informações que deveriam ser divulgadas.

Acrescentam-se às notícias que há anos surgiram notícias que no nosso País, onde o consumo de enchidos é mais elevado essas doenças eram também mais elevadas (Transcrito tal qual ). Ora ficamos na mesma a zero, pois o nosso País é uma miniatura na Europa e em todas as regiões, tanto quanto eu sei e provei, comemos enchidos.
Bom, eles não querem dizer tudo pois no fundo ao que quereriam referir-se é ao nosso Delicioso Fumeiro, acompanhado de bom vinho. Ou uma loirinha nalguns casos.
Para completar, incluem na notícia-alarme que a carne vermelha também pode estar na base do cancro.

Se repararem, periodicamente aparecem notícias deste género. Todos nos devemos lembrar dos milhões de dólares ou euros que as multinacionais farmacêuticas ganharam por causa da Galinhas, das Vacas e dos Porcos.
Mas ninguém refere os animais que são em vida são processados e os alimentos que comemos (e o gado) com produtos transgénicos. Nem querem saber disso para nada. Quem manda nesta economia, em grande parte, são os Americanos. Por isso, cala-te boca.

Aconselho a leitura da página do Instituto Macrobiótico de Portugal que podem abrir no link: http://www.institutomacrobiotico.com/pt. 

Como bom Português, Portuense e Nortenho não abdico dos meus fumeiros e não só. Deixo-vos com as fotos dos possíveis provocadores de cancro, que de preferência vá para o cólon para os estudos não parecerem errados.

 Porco no churrasco
 Fatias de Porco no churrasco
 Presunto e Barriga de Porco em sal. Uma especialidade transmontana.
 Tripas à Moda do Porto. Carnes vermelhas e enchidos.
 Salpicão do lombo e Presunto. 
 Vitela assada
 Costeletas de borrego à moda de Sintra
 Enchidos e Queijos da Serra da Estrela. Estes um dia destes também vão ser notícia.
Mais presunto e enchidos na Serra da Estrela.
 Recomendam-se os fumados transmontanos. E as azeitonas também. 
Outro produto perigoso segundo dizem.
 Presunto curado à maneira transmontana. 
 Cabra velha na panela. Só carne vermelha.
 A dita na travessa.
Para disfarçar as ruindades do lombo assado, assei carne branca. 
Galinha sem Gripe das Aves.
Eu na Conga preparado para tratar de uma bifana. Carne de porco, pois claro.
 Os meus amigos não são esquisitos. Ou vão Cachorros ou Francesinhas.
Quem pode abdicar de uma francesinha só porque tem enchidos e bife de vaca ?

Caros amigos, tudo nos faz mal se comido - ou bebido - em excesso. Mas quem não tem excessos desses são os milhões de pessoas que nem com a frase largamente publicitada pelos inventores dos transgénitos de Matar a fome em África, os da saúde e os do dinheiro quiseram resolver.

Bom apetite.