Pesquisar

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

233 - A Prelada

Quase quatro anos depois voltei a este lugar. passeando pela Rua do Monte dos Burgos. A intenção seria chegar ao Carvalhido e seguir para a Quinta da Prelada para ver se as obras estavam concretizadas.
Assunto para outro tema.

Por agora vou tentar descrever o que vi nos terrenos do antigo Parque de Campismo que julgo ainda pertencerem à Santa Casa da Misericórdia do Porto e deixar duas perguntas.

Afixado num dos postes da entrada, um aviso de obras da Câmara do Porto, titulado ao Sport Club do Porto datado de Agosto de 2015 e com o prazo de conclusão de 1.080 dias.

Contra o que estamos habituados não vi guardas nem seguranças. Entrei e fui seguindo.

Na antiga Recepção do Parque outro cartaz. Por causa do que depois vi e já lá iremos, pesquisei para saber  se havia algo publicado na net sobre estas obras.

Em Janeiro de 2012 quando andei por estes lados não me foi permitida a entrada. Agora lá dentro fui fotografando e admirei a Fonte de Bruguel que esteve na primitiva Quinta. Algum lixo à volta e próximo estacionado um carro civil.

A meio do percurso uma fita barrava o caminho. Não desobedeci e de longe colhi a imagem possível da Torre que já fez parte da Quinta da Prelada antes desta ser retalhada. Consegui ver uma outra fita barrando o caminho ao portão de acesso.

Embora a tarde estivesse fria e muito enevoada fui fazendo a "reportagem" do que os meus olhos viam.
Uma quantidade enorme de raízes de árvores - alguém escreveu que muitas das árvores cresceram nestes terrenos há centenas de anos - estavam alinhadas. A imagem não mostra todas.

Chamou-me a atenção a presença de alguns veículos militares e soldados em uniforme de campanha, os chamados camuflados. Não visualizei graduados. Perguntei a um elemento das F.A. o que era aquilo. Respondeu-me que não sabia, pois tinha chegado naquele dia. Fiz a um outro que me pareceu perdido a mesma pergunta. Respondeu-me meio torto que não queria saber de nada, só procurava um quarto de banho. E tinha razão, os quartos de banho estão fechados. Claro que brinquei com ele dizendo-lhe que tinha muito mato onde descarregar à vontade a bexiga e/ou o intestino. Olhando o rosto do militar, com uns óculos muito graduados, lembrei-me dos velhos tempos em que todos os homens eram aproveitados até mesmo para auxiliares.
Será que este tipo de guerra continua ? Para o caso não interessa nada e julgo que o militar me mandou àquela parte e prontos.

Algumas das viaturas militares no terreno, onde também se encontravam escavadoras.

Como sou muito desconfiado, tentei investigar o que se passava. Posteriormente, alguém me disse que se calhar andavam a preparar abrigos para refugiados. Disse que não podia ser pois o prazo das obras eram de três anos e nessa altura já não haverão refugiados pois seremos todos islâmicos.
Brincadeiras à parte e fui investigar a ver se descobria algo.

 Ao fundo existe o que parece ser o início de uma construção, 
talvez um campo de obstáculos para a tropa treinar...

Investigando, encontrei no espaço www.sportclubdoporto.com/node/628 uma publicação de 14.06.2013 dando conta que o Sport Clube do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto iriam assinar  no dia a seguir um protocolo "que estabelece a concretização do projeto Parque da Prelada – Complexo Lúdico-Desportivo, convidando também os portuenses para ‘Um Dia no Parque’ naquele extraordinário espaço verde que vai ser dotado de novas infraestruturas de cariz ambiental, desportivo e cultural." 


Bom, tudo bem, Santa Casa e Sport são idóneos, os dinheiros acho que também, os avisos estão nos conformes com os alvarás, etc e tal. Mas deixem-me colocar as tais ditas duas perguntas: Será que a parte ambiental está também nos conformes preservada ? E que fazem os militares com as viaturas do Regimento de Transmissões no local ?
Civis vi dois e um deles saía a "porta de armas" com um camião também civil.

Não sei onde descobri  mas escrevi na minha postagem - ou deverei dizer mensagem ? - nº 111 de Janeiro de 2012 que talvez existisse uma história de permuta de terrenos ou outro esquema chulo.
Mais um caso que não interessa nada e só gostava de respostas às minhas duas perguntas.